A análise do fluxo de caixa é um método de avaliar se a empresa terá recurso financeiros disponíveis para realizar os seus pagamentos em um respectivo período, podendo ser: diário, semanal, mensal ou anual. Portanto, essa análise para ser eficiente deve conter os valores efetivos e projetados de contas a receber e dos pagamentos.
As experiências demonstram que a análise do fluxo é relevante para a gestão financeira quando é feita com antecedência mínima que permita a empresa realizar ações visando gerar ou obter recursos financeiros necessários para honrar todos os seus pagamentos futuros de um respectivo período. A realização da análise do fluxo de caixa para um período ao qual a empresa não consegue mais mudar a realidade dos pagamentos e não são possíveis alternativas para obtenção de recursos financeiros, não contribui para a gestão financeira.
É importante ressaltar que o lucro não se materializa no caixa na mesma velocidade em que ocorrem os pagamentos, sem dizer que os valores pagos referente a produtos comprados, mas que estão no estoque não fazem parte da apuração do lucro, mas afetam o caixa. Nesse contexto, tem-se duas análises fundamentais para qualquer negócio, uma irá apresentar se a operação foi lucrativa ou se gerou prejuízo e a outra se os recursos disponíveis serão suficiente frente aos pagamentos.
Benefícios para o cliente:
1) Identificar a capacidade de geração de caixa da empresa;
2) Apresentar estratégias para tornar positivo o fluxo de caixa;
3) Avaliar a realidade de recebimentos e pagamentos;
4) Identificar a capacidade de pagamento para novos empréstimos;
5) Avaliar o resultado de caixa operacional, investimentos e dívidas.
O que entregamos:
Serão fornecidos relatórios demonstrando a realidade do fluxo de caixa da empresa, envolvendo os valores efetivos e projetados de recebimentos e pagamentos.
Onde as atividades são realizadas:
As atividades serão realizadas na sede da empresa e no escritório.
Duração do processo:
No mínimo 3 meses.