A elaboração de um plano de negócio tem por objetivo minimizar os riscos envolvidos em um novo projeto, pois, avalia-se a variáveis envolvidas e quantifica-se para desta forma apresentar os resultados de rentabilidade e prazo de retorno do investimento. Nesse contexto de análise fica estabelecido também metas e objetivos que poderão ser comparados com os resultados efetivos do projeto.
Os investimentos em novos negócios envolvem dois grandes grupos de destino dos recursos financeiros sendo: investimento em capital fixo (imóveis, máquinas, veículos, móveis e construções) e investimento em capital de giro (estoque e valores a receber). Ao fazer o plano de negócio são identificados os valores necessários para suprir os investimentos para cada um dos grupos.
Normalmente as instituições financeiras exigem o plano de negócio para a liberação de recursos financeiros. Nessa parte demonstra qual a linha de crédito a ser solicitada e a composição das fontes dos recursos, divididos entre próprio e de terceiros.
Benefícios para o cliente:
1) Identificar a rentabilidade do capital investido seja em um novo negócio, ampliação, ou substituição de máquinas e equipamentos;
2) Identificar o investimento em capital de giro para o projeto;
3) Identificar se a rentabilidade do projeto atende a exigência do empreendedor;
4) Identificar o prazo de retorno do capital investido (Pay-Back);
5) Avaliar os riscos e oportunidades do projeto.
O que entregamos:
Relatórios apresentado os resultados de rentabilidade por meio da TIR – Taxa Interna de Retorno, da MITIR - Taxa Interna de Retorno Modificada e do VPL – Valor Presente Líquido. Também compreende o relatório as análises envolvendo o capital de giro, pay-back e os riscos e oportunidades do projeto.
Onde as atividades são realizadas:
As atividades serão realizadas na sede da empresa e no escritório.
Duração do processo:
No mínimo 3 meses.